Forced

Atividades

APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS

Universidade do Porto
29 de setembro de 2023
Porto

APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS

Universidade Nova de Lisboa
26 de setembro de 2023
Lisboa

APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS

Universidade de Coimbra
25 de setembro de 2023
Coimbra

APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS

IV Encontro De Famalicão para o Mundo:
A Educação Histórica e as Heranças Transgeracionais
29 e 30 Setembro 2023
Vila Nova de Famalicão

APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS

Universidade de Barcelona
20 a 22 de setembro de 2023
Barcelona

ARQUIVO DE CAEN

A equipa do projecto desenvolveu investigação em diversos arquivos internacionais, nomeadamente na Divisão dos Arquivos das Vítimas dos Conflitos Contemporâneos (DAVCC), em Caen. A DAVCC é responsável pela salvaguarda de documentação relativa a 5 milhões de vítimas civis e militares das duas guerras mundiais e de conflitos posteriores. Os ficheiros e dossiers incluem documentos pessoais que se destinavam à recolha de informação com vista à emissão de certidões de óbito e desaparecimento, atribuição da menção “Morto pela França”, ao repatriamento, exumação e devolução de corpos, à atribuição do título de deportado ou internado resistente ou político ou, entre outras funções, à atribuição de pensões. Para o projecto, estes fundos têm-se revelado essenciais no que diz respeito à reconstituição das histórias de vida das vítimas dos conflitos contemporâneos.

MESA REDONDA

“Mémoire douloureuse et citoyenneté”
12 de setembro de 2023, 14:15h
MAISON DE LA RECHERCHE UNIVERSITÉ PARIS 8 2,
rue de la Liberté 93200 Saint-Denis [M°13 • Saint-Denis Université]

Mais informação aqui.
Assista à Mesa Redonda aqui.

VISITA AO MEMORIAL AUGUSTASCHACHT 12 a 18 de julho de 2023

O projecto FORCED foi apresentado no seminário de formação para professores espanhóis organizado pela Stiftung Niedersächsische Gedenkstätten. Nesta ocasião, alguns membros da equipa visitaram lugares de memória relacionados com o Nacional-Socialismo, como o Campo de Reeducação pelo Trabalho de Ohrbeck (Arbeitserziehungslager), que hoje funciona como memorial e onde também estiveram trabalhadores forçados portugueses e espanhóis. Estas duas instituições poderão vir a ser parceiras de um futuro projecto, permitindo nomeadamente a exibição da exposição itinerante na Alemanha.

PREPARAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

Nos dias 14 e 15 de Novembro de 2022, parte da equipa reuniu-se na Universidade de Barcelona (Campus Mundet) para preparar o conceito e o guião da exposição itinerante. Nos meses seguintes, os conteúdos foram preparados, as imagens selecionadas e os textos redigidos.
Neste encontro foi igualmente alinhavado o programa dos seminários de formação para professores.